segunda-feira, 1 de junho de 2009

A verdadeira Caridade




Bom Dia Pessoal, Tudo bem ?


Hoje cedo acessei o blog, como faço todos os dias, e uma mensagem que foi deixada me fez refletir sobre como agir em determinadas ocasiões. Acredito em primeiro lugar, em uma força superior que tudo vê, e que conhece o sentimento de cada um de nós, somos assim então todos seres humanos, que estamos aqui para podermos aprender a lidar uns com os outros, e superar nossos proprios defeitos e limitações. Muitas vezes fazemos o bem, e chegamos a acreditar fielmente que passamos por cima de nossos principios por causa de outra pessoa. Esse fato nos consome de certa maneira, nos fazendo muito mal, pois achamos injusto que nossos sentimentos e convicções são colocadas a prova, e deixadas de lado. Isso é mais natural do que vocês pensam, porem não adianta querermos exigir algo de alguem, se essa pessoa não tem o mesmo entendimento que você, muitas vezes retribuir o mal com o bem, ou saber perdoar é a atitude mais sensata que você pode tomar. Esqueça o orgulho, não pense que você esteja se humilhando, pelo contrario, a caridade não é feita somente no ato de você doar bens materiais, mas é muito mais grandiosa a caridade de amor e compreensão para com o seu proximo. Fiz questão de procurar uma passagem do evangelho que explica muito bem o que eu estou querendo dizer:


"...A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.
Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?
A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis. Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo..."

Que Deus ilumine a Vida de cada um de vocês

Ótima semana a Todos

Força Sempre


Selma Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário